Eu costumo ver isso em alguns programas ou seja me dando a oportunidade de escolher esses dois tipos de recurso, directx e opnegl, mas qual a diferença e qual é a melhor opção?



perguntado 21 Set '11, 19:06

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OpenGL "Componente essencial para rodar jogos e aplicativos em 3D." OpenGL é o padrão mais adotado na indústria de hardware e renderização 3D. Ele propociona uma aceleração de hardware em 3D, manipulando quantidades consideráveis de dados em tempo real, trabalhando com recursos geométricos, luz em tempo real, transformações e renderização. OpenGL torna efeitos reais em 3D possíveis A aceleração de hardware OpenGL adiciona detalhes e efeitos especiais nas imagens sem comprometer a performance. Exemplos podem ser citados: neblina em tempo real, anti-aliasing, sombras volumosas, mapeamento de imagens, efeitos de movimento, transparência, reflexos, texturas em 3D e muito mais. OpenGL foi projetado para suportar inovações em hardware e software no futuro A extensão do mecanismo OPenGL pode expor radicalmente novos recursos que simplesmente não existiam quando o software foi concebido. Você pode ter a certeza de que seus jogos e aplicativos vão usar o melhor da tecnologia OpenGL.

Direct X "Os Drivers do DirectX são pré-requisitos obrigatórios para quem tem ou pretende ter games no PC." Não é todo mundo que troca seu computador por um vídeo game da geração atual, pois pensam sempre na questão da limitação gráfica dos consoles. No entanto, entre tantos que optam por equipar seus computadores, muitos são os que algumas vezes ficam com raiva quando ao instalarem seus jogos simplesmente visualizam uma mensagem de erro. O culpado dos erros? Em muitas ocasiões — nem sempre ele é o responsável pelos erros — o DirectX é o programinha por trás desses tipos de dores de cabeça ao usuário. Funcionamento do DirectX O DirectX é o responsável por fazer uma espécie de “ponte” entre os aplicativos e a parte física do computador. Para que tudo seja executado com perfeição, o aplicativo divide a tarefas em diversos aplicativos menores, ou seja, o DirectX é um tipo de pacote com vários pequenos programas que realizam a tarefa de interpretar a parte complexa de jogos e dos programas que necessitam de recursos avançados. FONTE BAIXAKI

DX ou OGL são APIs, são como dicionários de programação usados na criação dos jogos. DX é amplamente usado e tem maior desenvolvimento, pq é feito pela MS. Já OGL é uma plataforma livre, mantida por um consórcio de empresas, inclusive pela nvidia, AMD, MS, etc... OGl suporta tantos recursos qto DX, tanto que a ultima versão inclui shaders unificados, geometry shaders, etc, estilo Dx10. Mas o desenvolvimento é bem menor no setor, mas talvez aumente com a chegada do PS3. Só os jogos antigos tinham opção de usar OGL ou DX, nos novos vc não vai achar mais isso, nem ter como comparar... FONTE MARCELO CORREA

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respondido 28 Set '11, 09:55

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pergunta feita: 21 Set '11, 19:06

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