Como eu faço para criar um Sumário no Word 2010?



perguntado 08 Nov '11, 09:10

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paulin
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Uma Resposta:

O Word 2010 permite criar sumários pré-definidos e personalizados em qualquer documento de texto através da guia Referências - Sumário. O sumário é uma pequena lista organizada e enumerada para exibir a seqüência dos assuntos abordados em trabalhos escolares, monografias, apostilas, e-books (livros digitais) e etc. A criação do sumário é simples, pois as funções de níveis de texto que existem no Word servem para criar uma lista de tópicos automatizada.

Como Criar o seu Sumário

Passo 1: Tenha seu texto pronto para criar o sumário, você vai criá-lo depois de terminar de digitar seu texto.

Passo 2: Selecione os locais do texto em que ficarão os itens e sub itens do seu sumário.

Passo 3: Vá até a guia Referência, grupo Sumário do Word 2010 e insira os níveis de texto

Hierarquia dos Níveis de Texto

Os níveis de texto servem para estabelecer os itens e sub itens e deverão seguir a hierarquia abaixo:

  • Nível 1
    • Nível 2
      • Nível 3

Como exemplo os itens serão inseridos da seguinte maneira:

  • Capítulo 1 foi inserido como Nível de texto 1
  • Capítulo 2 foi inserido como Nível de texto 1
  • Tema 2.1 foi inserido como Nível de texto 2
  • Subtema 2.1.1 foi inserido como Nível de texto 3

Para inserir os níveis de texto clique no botão Sumário.

E escolha um modelo de sumário existente.

Então perceba que cada nível de texto do sumário estabelece a sua própria hierarquia e você deverá aplicá-la ao seu documento do Word 2010 para criar o sumário automaticamente. Na medida em que for adequando o seu próprio sumário clique em Atualizar Sumário e marque a opção Atualizar Índice Inteiro para que os itens e sub-itens sejam atualizados e seguidos dos seus respectivos números de página. Este foi só um exemplo, essa teoria valerá para qualquer tipo de sumário, utilize-a que seu sumário ficará de acordo com os números de página e na ordem correta dos tópicos abordados.

Concluindo, lembre-se que para criar o seu sumário você deverá estar com o seu texto pronto para que os níveis de texto possam ser inseridos de forma automatizada, portanto não pense em criar um sumário antes de colocar o seu texto no Word 2010, é muito mais fácil e prático pelo fato da funcionalidade ser totalmente automática.

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respondido 08 Nov '11, 09:13

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sirineu
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pergunta feita: 08 Nov '11, 09:10

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última atualização: 08 Nov '11, 09:13