Boa tarde a todos!

Estou com uma maquina de uma cliente, usando O.S win98se.

Com uma CPU celeron 2.2 e 256 memória HD de 40 Ele usa o 98 pelos programas em Clipper, e esta dando pau no Windows, sempre vindo a mensagem de que o Windows executou uma operação ilegal e será fechado. Tudo começou com a mesmo mensagem no navegador ( Internet Explorer ) Já reinstalei o Windows por cima sem perder arquivos, mas não deu certo continua com o erro.

Obs: Não posso formatar, alguém já passo por isso ou sabe como resolver?



perguntado 31 Jul '11, 11:41

Lord%20Patrick's gravatar image

Lord Patrick
348172637
taxa de aceitação: 66%


Uma Resposta:

Boa tarde amigo!

Esse erro, era de certa forma comum nessas versões 9x do windows, graças à Deus que o erro foi solucionado conforme foram sendo lançadas novas versões.

Para resolver este problema os projetistas do Windows começaram a tirar vantagem de uma estratégia de geração de códigos chamada "Linkagem" dinâmica. Como sabemos grande parte das funções utilizadas em um programas não é codificada em seu corpo, a maioria delas tem seu código armazenado em bibliotecas. Bom, em uma "linkagem" convencional o que ocorre basicamente é que o programador informa ao compilador a localização das bibliotecas, este importa os códigos das funções e o concatena com o código do programa gerando assim, um arquivo executável contendo o código escrito pelo programador e o código oriundo das bibliotecas.

Em uma "linkagem" dinâmica, o código das funções não é armazenado no arquivo executável, mas consultado durante a execução do programa, em uma biblioteca pré-compilada. Existem diversas vantagens nesse tipo de estratégia, dentre elas posso citar:

  1. Possibilidade de criação de arquivos executáveis menores;
  2. Atualizações nos programas são mais fáceis, uma vez que é possível alterar apenas bibliotecas dinâmicas ao invés de reinstalar todo o programa.
  3. Bibliotecas dinâmicas permitem que o código seja compartilhado por vários arquivos executáveis, evitando assim que um mesmo trecho de código se repita em diferentes programas;

Okay, mas como resolver o problema KNemesis?

O fato é que não existe nenhuma receita mágica para isso, contudo, a partir do Windows 98, a Microsoft começou a se preocupar com este tipo de problema, tanto que este vem acompanhado de um programa gerenciador de conflitos de versão (vcmui.exe) - Version Conflict Manager ou Corretor de Conflitos de Versão. Este programinha fica armazenado na pasta c:\windows e mantém uma cópia dos arquivos de sistema (DLL, OCX, SYS,...) que foram substituídos durante as atualizações do Windows. As cópias de segurança ficam armazenadas na pasta c:\windows\vmc e no caso de algum conflito que foram substituídos podem ser restaurados com a ajuda da ferramenta.

Outra ferramenta presente no Windows 98/2000/XP é o sfc.exe (System File Checker ou Sistema de Checagem de Arquivos), que tem como objetivo proteger arquivos vitais do sistema contra substituições ou exclusões. Ao contrário do vcmui.exe o SFC procura restaurar os arquivos danificados ou substituídos, a partir da mídia original.

Para executarmos o SFC, no Windows 2000, basta digitarmos c:\>sfc /scannow na linha de comando, pressionar Enter e, então, a aplicação solicitará o CD de instalação do sistema para que os arquivos possam ser restaurados. Também é possível realizar checagens automáticas, através de algumas opções do programa. Tais opções podem ser visualizadas digitando-se SFC, seguido da tecla Enter.

O Windows ME também possui um mecanismo para a verificação de integridade dos arquivos de sistema. Esta ferramenta pode ser acionada através de um utilitário também presente no Windows 98, chamado msinfo32.exe. Para executá-lo, selecione a opção Executar do Menu Iniciar, logo em seguida digite msinfo32.exe e pressione o botão OK. Após a abertura do programa, vá até o menu Ferramentas de verificação de assinatura e uma tela será exibida. Com o verificador de assinatura, é possível descobrir quais os arquivos do sistema foram substituídos, o que pode ser muito útil durante a solução de conflitos de versão.

Como uma medida mais automatizada, o Windows ME oferece também a possibilidade de restaurar o sistema a um estado anterior (sem problemas), através de um utilitário que pode ser encontrado no Menu Iniciar, em: Programas ->Acessórios -> Feramentas -> Restauração do Sistema. Este aplicativo possui pontos de verificação gerados automaticamente quando certos programas são instalados, tornando possível reverter as ações feitas pelos programas de instalação.

Também é possível criar um ponto de checagem manualmente a qualquer hora, permitindo que o usuário crie um deles, por exemplo, antes de instalar algum programa e, caso haja algum problema, tente reverter a situação através do restaurador. Além das ferramentas nativas do próprio Windows, é possível encontrar programas produzidos por outros fabricantes que se propõem a, se não solucionar, pelo menos diminuir as dores de cabeça provocadas por estes tipos de problemas, tal como o Version Stamper (clique aqui). Entretanto, podem existir casos principalmente na família do Windows 9x, onde infelizmente a reinstalação do Sistema Operacional pode ser a única solução.

Espero ter contribuído para o esclarecimento da função desempenhada pelos arquivos .DLL do Windows, bem como ter apresentado procedimentos para se tratar eventuais problemas relacionados a eles.

link permanente

respondido 31 Jul '11, 12:02

KNemesis's gravatar image

KNemesis
2.3k1027
taxa de aceitação: 87%

Sua resposta
trocar pré-visualização

Siga essa pergunta

Por Email:

Uma vez que você se logar você poderá se inscrever para qualquer atualização aqui

Pelo RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Básico do Markdown

  • *itálico* ou _itálico_
  • **negrito** ou __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "título")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "título")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha apenas adicione dois espaços no final da linha anterior.
  • Tags HTML básicas são permitidas

Tags de perguntas:

×63
×22
×5

pergunta feita: 31 Jul '11, 11:41

pergunta foi vista: 3,160 vezes

última atualização: 31 Jul '11, 12:02